Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

DISSECANDO - COMBOS FENDER G-DEC FIFTEEN E THIRTY


Fender G-DEC Thirty


É, pessoal! Nem mesmo a vovó sexagenária resistiu aos encantos da tecnologia de emuladores de amplis e efeitos. Mas, como sempre, a Fender não brinca em serviço. Os novos combos para guitarra G-DEC Fifteen (15W RMS) e Thirty (30W RMS) trazem em sua bagagem recursos de gravação e estudo, além de muita diversão.
Foram recrutados para este teste uma Epiphone Les Paul Custom Limited Edition e uma Fender Ciclone mexicana.

Ambos tem 100 presets de fábrica, além de mais de 70 backing tracks em arquivos .WAV de ótima qualidade, inspirados em diversas bandas e guitarristas familiares, como Sepultura, Bad Religion, John 5, entre outros. A fidelidade ao timbre dos artistas é muito grande. Com a Ciclone, apesar de ter mais saída do que uma Strato, o preset inspirado na música "Cliffs of Dover" de Eric Johnson é perfeito! Ainda há a possibilidade de alterar a velocidade da faixa de fundo, além de sua tonalidade inicial: ele respeita uma tolerância de 50% para mais ou para menos no andamento e de dois tons e meio para mais ou para menos. A faixa fica um pouco fragmentada, mas vale a pena por ser uma excelente ferramenta de estudo. Legal!


Fender G-DEC Fifteen

Os emuladores de amplificadores são de alta qualidade, o que permite explorar desde timbres dos anos 50 e 60 até os sons mais modernos de metal e musica eletrônica. São 22 simuladores, inspirados nos amps mais famosos da Fender, como o Blackface, Tweed e Hot Rod, e em famosos amps, como Marshall JCM800 e Mesa Boogie Dual Rectfier. Conseguimos timbres gordos para Blues, sons repletos de reverb para Surf Music, Cleans fantásticos e distorções de "fritar os miolos". Além disso, ele conta com simuladores de violões Dreadnought (conhecido como Folk aqui no Brasil), Jumbo, e Parlor (violão de corpo pequeno do século 19, muito famoso entre as décadas de 1930 a 1950, usado inclusive pelo "pai do blues" Robert Johnson. O Violão Crafter TA 050 é inspirado nele). Tudo isso de forma fácil, já que o G-DEC, apesar dos muitos botões na sua frente, permite estes ajustes de forma bem intuitiva, o que não é tão comum em emuladores digitais. Se você não se familiariza com equalizadores gráficos vai curtir muito a função "Timbre", que possibilita sete ajustes diferentes sem muita firula.

Há simuladores de drives para "empurrar" o pré-amp, Wah fixo em posição aberta e Touch Wah, Fuzz, Chorus, Flanger, Phaser, Tremolo, vários tipos de Delay e Reverb, sendo dois emuladores de reverb de mola sampleados dos Fender '63 e '65. Dentre as novidades, curti as funções Step Filter e Alienator, que faz a gente brincar em praias como Chemical Brothers e Prodigy. Lembra um pouco os padrões do Boss Slicer SL-20. 

Se a diversão já é grande para uma pessoa só, imagine para duas: os  G-DEC são equipados com dois inputs para guitarra, um na frente e outro na traseira do ampli. Além de você poder chamar aquele seu vizinho chato, que vive te dando uma surra no Guitar Hero e mostrar pra ele o que é tocar de verdade, é uma ferramenta e tanto para professores de música, que podem aproveitar o mesmo timbre e faixa de fundo sem prejuizo no volume final. Mais um ponto para a Fender.

Os G-DEC ainda contam com uma porta USB para conexão ao computador, onde através do software Fender Fuse você pode acessar funções Bonus, editar timbres mais facilmente (se é que é possível) e compartilhar timbres com usuários do G-DEC por todo o mundo. Ainda podemos gravar e editar áudios com o software Ableton Live Lite 8 Fender (também incluso), ótima ferramenta para registrar suas ideias. Tem também uma entrada para cartão SD, que possibilita expandir a memória em até 8GB, ilimitando as possibilidades.

Conclusão: Se você ainda torce o nariz para tecnologia digital, dê uma oportunidade ao G-DEC. É uma fantástica fábrica de timbres, que pode despertar aquela criatividade que anda adormecida há muito. Registrar suas ideias e participar de uma Jam Session em que você comanda tudo, até o volume da banda, também é impagável. A Fender, mais uma vez, acertou em cheio. Parabéns!!!

Os amps Fender já estão disponíveis na Serenata - O Shopping do Músico, em BH/MG. Entregamos para todo o Brasil. Entrem em contato comigo: diegopaiva@serenatanet.com.br


Gostou? Não? Comente! Ajude nosso blog a ficar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário