Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DISSECANDO – VIOLÃO YAMAHA SILENT SLG 110 NYLON



Portador de um design inovador, introduzido pelo seu ancestral SLG 100, o SLG 110N vem com alguns upgrades, visando agradar mais e melhor os músicos e admiradores da praticidade e conforto deste modelo.
Foram utilizados neste teste um combo Roland AC-60, um Marshall AS-50 e um Fone de ouvido AKG K44.

O acabamento do SLG 110N é impecável! Não foram identificados sobra de trastes, defeitos em seu acabamento ou nos encaixes das peças que compõem o corpo. As tarraxas mantêm a afinação firme, além de proporcionar um belo visual.

A tocabilidade deste instrumento, assim como outros modelos do fabricante, é fantástica! Leve feito uma pluma, ele permite horas e horas de show sem cansaço. O braço um pouco mais estreito comparado à um clássico convencional, proporciona muito conforto, principalmente ao fazer acordes com inversões muito distantes. Além disso, o acabamento acetinado do braço (ausência de verniz) permite um deslocamento super-rápido à todas as posições da escala. Adeptos do virtuosismo e músicos que suam muito nas mãos irão adorá-lo! Comparado ao modelo anterior, seu estilo de Cutway foi melhorado para deixar mais confortáveis os violonistas. O produto acompanha SoftCase, fone de ouvido e fonte 9v, para utilizar o violão sem bateria.

De imediato, com as regulagens na posição “flat” (tudo em 12 horas), deparamos com um timbre gordo, com graves marcantes e médios bem presentes, principalmente no AC-60 (talvez em função de seus falantes, um pouco menores que os do AS-50). Os agudos se mostraram um pouco tímidos, mas com um pequeno ajuste no potenciômetro do instrumento este problema foi resolvido. Já no fone de ouvido, os timbres ficaram um tanto magros, mas nada que atrapalhe um estudo altas horas da madruga, quando bate aquela insônia.

Além das duas regulagens de Reverb já presentes nos modelos anteriores, este modelo conta com um Chorus, bem orgânico e sutil, lembrando um CE5 da Boss, e um Echo, de aproximadamente 200ms e feedback moderado, bem legal. Uma pena não ter controle TAP para mais regulagens de delay. Outra modificação feita neste modelo é que o consumo de bateria, que já era baixo, diminuiu mais ainda, permitindo 13 horas contínuas de vida útil, mesmo com a utilização dos efeitos. Massa!

Conclusão: Se você precisa de um violão para tocar por períodos extensos, com consumo baixo de bateria e que diminua seu setup, o Silent SLG 110N é o que você procura. Alguns músicos irão sentir falta de mais regulagens no equalizador, mas nada que um bom equalizador gráfico ou programa de computador resolva. Parabéns para a Yamaha por mais este produto excelente.

Violão YAMAHA SILENT SLG110N
Corpo
MAPLE
Braço
MAPLE
Escala
ROSEWOOD
Ponte
ROSEWOOD
Controles
1 VOL, 01 BASS, 01 TREBLE, CHAVE ON/OFF FONE DE OUVIDO, 01 EFEITOS, 01 AUX INPUT COM VOL, LINE OUT
Bom: Ótima tocabilidade, excelente sustain, efeitos de boa qualidade, proporcionam ao músico um setup mais enxuto.

Pode melhorar: Um tanto carregado nos médios. Falta de mais controles de EQ podem incomodar alguns músicos. Regulagens para os efeitos seria interessante.

Extras:
Softcase, Fone de ouvido, Fonte 09V
Distribuidor:
Yamaha Musical do Brasil:   

51 comentários:

  1. Olá Diego, tá massa seu blog, especialmente a matéria sobre o Yamaha Silent 110N.
    Quero a sua ajuda, pois tô em dúvida entre dois violões que quero comprar, ambos da Yamaha. Um é o NTX700 e o outro o Silent 110N.
    Atualmente tenho o Tagima Modena Aço, mas não consigo me acostumar com esses violões de aço, pois as cordas são muito unidas, e isso atrapalha bastante meu dedilhado. Fico parecendo um iniciante que erra as cordas no dedilhado.
    Estou com trauma de violões com cordas de aço :) Agora só quero Nylon.
    Só não comprei o Silent 110N, pois vejo que ele não tem tensor e não vejo isso como uma coisa boa. Acho que chegará um momento em que não será mais possível fazer uma boa regulagem, pela falta do tensor. Obviamente que isso depende muito dos cuidados ao mesmo.
    Tambem, o que me causa estranheza é que em todas as lojas (on-line), o 110N não vem acompanhado dos acessórios: Bag, Fone e Fonte. Somente o BAG.
    Na Mundomax e Cheiro de Música é assim, não acompanha os acessórios. Já entrei em contato com a Yamaha e eles confirmaram que acompanha os acessórios, se os lojistas não entregam, é porque eles estão de má fé.
    Espero que na Serenata não seja assim.
    Quanto ao NTX700, eu já toquei, gostei e já li muitas coisas boas sobre o mesmo. Muitos falam que ele desplugado não tem um bom som. Mas para mim isso não é relevante já que vou usar sempre plugado.
    Desculpa por escrever muito, mas fico no seu aguardo para tirar minhas dúvidas.
    Abraços,
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, companheiro, comprei o meu Yamaha Silent 130nw na MundoMax e veio com tudo.

      Excluir
  2. Saudações, Sérgio! Que bom que gostou do blog!!!

    Muito boa sua pergunta a respeito do tensor, já que muitos leitores e músicos tem essa dúvida: No caso do violão com cordas de nylon, a ausência do tensor não costuma ser problema. Como esse tipo de corda provoca pouca tensão, comparada com a corda de aço, combinado com madeiras de boa qualidade no braço, não se faz necessário o uso dele, embora este recurso facilite ao luthier a regulagem do instrumento. Para quem tem um violão sem tensor, é importante levar seu instrumento para regulagem periodicamente, além de tomar certos cuidados, como evitar deixar o violão apoiado na parede, exposto ao sol, etc..
    Quanto aos acessórios, esta unidade acompanha sim o fone e a fonte, além da bag. Lembramos que podem ocorrer súbitas mudanças do fabricante quanto a isso.
    Sobre o NTX700, o fato da caixa acústica ser "Flat", proporciona um certo excesso de médios (aquele som anasalado, meio "chocho") desplugado, o que é normal em violões como este. Se seu interesse é tocar com ele plugado, o Pickup da Yamaha compensa essa perda, e é de ótima qualidade. Tanto o NTX700 quanto o SLG110 são ótimas opções de compra para esse tipo de trabalho. A vantagem do SLG são os efeitos, pois em uma casa de show em que a mesa ou o combo de violão não oferecer esse tipo de recurso, os do violão serão muito úteis para dar um "up" a sua performance.
    Espero ter ajudado. Me encontro à disposição.
    Obrigado pelo comentário! Abraços :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego, certamente que você está ajudando bastante.
    A minha primeira opção é o Silent 110N, pois eu preciso de um violão que não atrapalhe os outros aqui de casa, quando estiver treinando nas altas horas da madrugada. Este foi o motivo de ter comprado o Tagima Modena.
    Aqui em Belém o clima é muito úmido, e isso é um agravante para certos instrumentos musicais. É o caso do violão, muito mais para os que não tem tensor.
    Outro agravante é o preço. Se em SP um violão custa R$1.500 já com o frete, aqui o mesmo violão é R$2.300.
    Vou aguardar o site da Serenata ficar pronto :P

    ResponderExcluir
  4. Adquiri um recentemente. Melhor investimento que já fiz, aprovo totalmente!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo "feedback", xará! Parabéns pela compra e espero que aproveite muito. A Yamaha realmente acertou a mão neste produto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acabei de adquirir um Yamaha SLG 110 N.
    Visualmente o instrumento é um espetáculo, tem um acabamento perfeito, peso, largura de braço, headstock, tudo se ancaixa perfeitamente, parece feito por encomenda.
    Sonoridade: Impressionante, com ou sem efeitos.
    Só achei necessário um ajuste: como eu toco guitarra, achei as cordas perto da ponte um pouco afastadas do braço, o que não ocorre perto do headstock. Já mandei pro meu luthier fazer uma revisão geral e os ajustes necessários (o que faço com qualquer intrumento novo que compro)
    Com certeza foi um excelente investimento. Recomendo a loja em São Paulo chamada Irmãos Vitalle. Preço bom, atendimento 100% e qualidade total. A propósito: O meu veio com bag, fonte e fone de ouvido.

    Espero ter ajudado

    Mauro "guitarman"

    ResponderExcluir
  7. Ótimo, Mauro! É sempre bom lembrar que o instrumento nem sempre vem com o ajuste mais confortável para cada um de nós. Foi bom vc ter postado isso, pois muita gente deixa de comprar bons instrumentos por não aprová-los "à primeira pegada".

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. pô, gostaria de parabenizar pelo blog, muito bacana, sou adepto ao modelo silent, tenho atualmente o 110n e ja tive o modelo 100, a grande diferença entre os dois é que o 110 n consome bem menos bateria,e sem falar que os efeitos dele fazem toda diferença, na minha opinião é um instrumento completo, pode ser usado para shows grandiosos com equipamento pesado e também com fone de ouvido, costumo usar o fone de ouvido nos shows como ponto, uso também a entrada auxiliar enviado os sinais da mesa assim podendo ter um retorno de todos os intrumentos plugados em meu fone. Obrigado pelo espaço!!! abração MAx de BH

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Max, pelo feedback! Espero poder voltar a escrever logo e prosseguir com o blog. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos, alguém sabe me indicar qual a tensão das cordas que devem ser utilizadas no SLG110N?

    Obrigado.
    Diego Fabian

    ResponderExcluir
  11. Eu uso a tensão média, da um blilho em arranjos e solos e destaca mais os acordes na minha opinião.Abraço! max bh

    ResponderExcluir
  12. Olá,gostaria de saber se esse violão seria apropriado para tocar na igreja??!? Na igreja que faço parte, tem um violão vazado feito por um luthier, só que é pouco usado pelos outros músicos da igreja, eu particularmente gostei, e estou pensando em comprar um yamaha silent, mas estou meio na dúvida.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela pergunta, Soriano!
    Sempre me fazem esse tipo de pergunta: Qual é o violão mais adequado para tocar nesse ou naquele lugar.
    Minha opinião sobre isso é: Não existe instrumento adequado para o lugar. A quem o instrumento deve servir é ao músico, pois este é quem tem a habilidade de extrair o timbre necessário à cada canção.
    Às vezes o fato dos músicos não utilizarem o instrumento que vocês já tem na igreja deve-se à falta de experiência do músico para fazer uma equalização adequada ao equipamento de som e à acústica do local, ou alguma defeito do amplificador ou do equipamento de som da igreja, ou outro defeito que vc possa não ter notado. Pergunte aos outros músicos o que falta para que esse violão, o feito por luthier, ser um bom instrumento. Só o diálogo vai levar ao entendimento. Pode ser que uma simples visita ao luthier resolva o problema.
    O que posso dizer à respeito do Silent é que o timbre dele não deixa a desejar em nada para um violão de primeira linha com caixa acústica própria. Se você pretende fazer um upgrade em seu equipamento, é uma ótima opção, com certeza. Converse com o músico que vai utilizar o instrumento para saber se ele se sentirá confortável com esse tipo de instrumento.
    Espero ter ajudado. Obrigado mais uma vez! Abraço!!! \o/

    ResponderExcluir
  14. Diego Fabian,

    Eu gosto de usar tensão pesada ou extra-pesada, pois prefiro muito "punch" nos bordões, pra algumas coisas que eu toco.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Será que estou enganado, ou este modelo SLG110N vem com com mais efeitos: Delay, chorus e reverb? Pelo menos foi o que eu li. E este modelo SLG130nw o que poderia falar dele?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valter! Obrigado pelo contato.

      Exatamente! Como disse na matéria, ele conta com um Chorus, bem orgânico e sutil, lembrando um CE5 da Boss, e um Echo, de aproximadamente 200ms e feedback moderado. Os dois Reverbs já existiam no modelo SLG100. O que era bom ficou melhor!!!

      Sobre o SLG130NW a diferença é a estética, tendo novas cores disponíveis (Natural, Tabaco Sunburst e Preto Metálico), além da escala ser feita em Ébano, e não em Rosewood, como no SLG110N. Para conferir um acabamento mais bonito, a série 130 é envernizada, ao passo que a 110 é fosca.
      Em função disso, o valor do SLG130 pode ser um pouco maior, mas vale a pena para quem quer ter um belo instrumento em seu setup.

      Mais uma vez, obrigado. Espero ter ajudado.
      Forte abraço!!!

      Excluir
  16. Faz menos de uma semana que estou com Silent 110 N... Já senti uma diferença enorme pra o modelo 100.
    A Yamaha acertou em cheio dessa vez... Queria tirar uma dúvida sobre a saída auxiliar: Diego, tem como usá-la pra ter o retorno não só do violão (como tem na de fone), mas de todos os instrumentos direto da mesa? se tiver, como faço? Aguardo resposta. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Dalmo!

      Em relação à entrada auxiliar (sim, é uma entrada), dando uma conferida no manual, acredito que sim, vc possa utilizá-la com o retorno de outros instrumentos, que não o do violão. Basta endereçar a saída de retorno da mesa para ela, e ajustar a quantidade de sinal através do potenciômetro da entrada auxiliar. Neste ponto, o som do violão e dos demais instrumentos deverão sair pelo fone.

      Lembrando que o único sinal que não deverá ir da mesa para o aux in é o do violão, uma vez que isso irá gerar microfonia (feedback), já que o sinal dele será enviado automaticamente para o headphone.

      Outra solução é um retorno portátil para fones de ouvido. O Power Click F10 é uma boa pedida. Aí vc poderá endereçar todos os sinais para ele, inclusive o do violão. E ele receberá o sinal de retorno da mesa, e mandará para seu fone de ouvido.

      Seria bom utilizar outro fone que não seja o de fábrica. Um Koss Porta Pro ou um AKG K414 são excelentes para essa finalidade.

      A Aux in pode ser utilizada, também, com Cd e Mp3 players, metrônomos, para auxiliar em seus estudos.

      Espero ter ajudado. Estou à disposição.

      Forte abraço, parceiro!!!

      Excluir
  17. Ajudou bastante parceiro, eu tenho um Power Click f10... e uso também um fone da koss, o porta-pro.
    Tô descobrindo o violão a cada show, a cada dia já que o peguei a uma semana exata.
    Tô querendo levar num luthier pra dá uma regulada na altura das cordas, acho que pra meu barzinho ainda estão um pouco altas rsrsrs... Muitas horas de show, porém a tocabilidade do instrumento é ímpar.
    Super indico. Sou de Petrolina, Pernambuco, percebo que você é guitarrista né? Depois dá uma olhada em um amigo que também viu seu trabalho por aqui. No you tube, chama-se: Edésio César. Abraço e foi tudo muito válido amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou guitarrista, mas amo os instrumentos de cordas em geral, Dalmo. Só não tenho em casa um baixo, mas "passo batido" ao tocar um... rsrs

      Muito bacana o trabalho do seu amigo Edésio! Excelente guitarrista. Dê meus parabéns à ele!

      Forte abraço!!!

      Excluir
  18. QUERO PARABENIZAR O BLOG, ESTOU ADQUIRINDO UM VIOLÃO SILENT 110, FORAM ESCLARECIDAS TODAS MINHAS DUVIDAS AKI. MUITO OBRIGADO. ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Prates - Muito obrigado pelo comentário! Que bom que pude ajudar. Forte Abraço!

      Excluir
  19. o yamaha silent serve na marshall as50 quando não possui p medio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não entendi sua pergunta. O que vc quis dizer com "p médio"?
      Abraços!

      Excluir
    2. eu tenho marshall as50 e não tem o medio só o agudo e grave e no violão yamaha silent tambem eu queria saber se o som é bom no amplificador?

      Excluir
    3. Ah sim! Agora entendi. rs

      Usei um AS50 pra fazer o teste e fica bom sim. Se vc sentir excesso de médios, basta dar um "up" nos graves e agudos do ampli, que ele dá uma resposta muito boa.

      Agora, se vc sentir necessidade de ter mais regulagens de médios, vale a pena investir em um equalizador, em pedal ou rack. O Boss GE-7 é muito bacana pra isso.

      Abraços.

      Excluir
  20. eu comprei o silent vazado naylon e já foi 2 vezes para autorizada, não querem trocar o instrumento , acho esse violão uma fria, cuidado pessoal, acho legal avisar pois, é um instrumento muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, parceiro! É importante salientar essas dificuldades, que, às vezes, podem acontecer.

      Quando eu trabalhava na Serenata, sempre que precisamos da assistência da Yamaha, nunca esperamos demais. Sempre tivemos um atendimento rápido e eficiente.

      Recomento entrar em contato com a ouvidoria, ou o SAC da fabricante. Com certeza, conhecendo a equipe da forma que eu conheço, vão solucionar seu problema rapidinho.

      Mas vale seu registro. É comum acontecer isso, não só com a Yamaha, mas com vários outros fabricantes tb. A demora, às vezes, deve-se à alguma peça que fica de vir de outro país, o que é muito comum, ou da chegada de outro instrumento. É importante questionar o motivo da não solução ou da demora.
      Usem e abusem da garantia da Yamaha, que é de 1 ano. Fica a dica para quem precisar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Eles informaram por qual motivo não querem trocar o instrumento?

      Excluir
  21. Olá boa tarde, gostaria de saber a largura do nut desse violão, as demais coisas já foram esclarecidas? Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Diego, acabei achando esse bom post sobre um Silent Guitar devido a um problema que estou tendo com o meu e quem sabe vc pode ajudar. Tenho o Silent Guitar modelo Yamaha SLG110S. Porém a bateria dele dura no máximo 3h contínua. Já pedi pra limparem a parte elétrica, trocar o chicote da bateria mas nada. Ta complicado, ja viu algo assim?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Adquiri a pouco tempo um Yamaha Slg130 e gostaria que me tirasse uma dúvida sobre qual tipo de encordoamento usar neste equipamento.
    Quando voçe fala em "tensão média" para encordoamentos de nylon, qual seria exatamente esta medida?
    Grato
    Valmir

    ResponderExcluir
  24. Ola,sou o marcelo,musivo profissional e toco samba e gosto de fazer baixarias de setw cordas mais no seis,,ey to vom o silent 110N a duas semanas,mais quando faco baixarias ela nao tem aquela estabilidade,aqurle peso de um violao de corpo sonoro,to estranhando um pouco,o que posso fazer?sera que tem,encordoamento que melhore pra mim fazer baixarias no silent?

    ResponderExcluir
  25. Diego boa tarde!

    Estou na dúvida entre três violões: Salint 110n; Takamine EG 522c e o Crafter SAC TMVS, qual deles na sua opinião é o melhor?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Esse blog é fera.

    Diego, tenho um violão silent slg 110 s de cordas de aço. Gostaria de saber se posso trocar as cordas para nylon?

    Meu nome é Igor Avelar

    ResponderExcluir
  27. Diego e a fonte de energia do violão silent, pode ser usada direto na tomada ou preciso de estabilizador? Ela é para 110 ou 220?

    Igor Avelar

    ResponderExcluir
  28. Ola, Comprei um Yamaha NTX700, sou iniciante e gostaria de ajuda quanto ao melhor encordoamento de nylon para este violão.

    ResponderExcluir
  29. E ae Diego blz? eu tenho um Silent SLG 110 N mas não gostei muito por um motivo, eu toco samba e as cordas graves sao muito baixas nao tem aquele grave igual um godin, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a qualidade dos graves.. sera que eu tenho que colocar cordas medias ou mais pesadas para conseguir o som desejado?????

    ResponderExcluir
  30. opa gostaria de saber sobre a função "aux" do violão

    ResponderExcluir
  31. Olá gente preciso de uma ajuda.... Meu silent slg 110n. Dpois de 4 anos do nada o som parou.. Ai vi que estava. Com problema no potenciômetro do grave e com isso estava dando conflito na placa de som.. Alguem sabe. Uma especializada que resolva esse problema

    ResponderExcluir
  32. Gente muito massa esse blog. Estou pensando em um silent mas vi tb outros violões Marques e Rama Lmr qual vcs indicariam e o q vcs dizem a respeito dos instrumentos ramá e Marques. Inclusive gostei muito de um Marques tipo de acrílico, mas ainda pesquisando pela internet não sei a tocabilidade

    ResponderExcluir
  33. Gente muito massa esse blog. Estou pensando em um silent mas vi tb outros violões Marques e Rama Lmr qual vcs indicariam e o q vcs dizem a respeito dos instrumentos ramá e Marques. Inclusive gostei muito de um Marques tipo de acrílico, mas ainda pesquisando pela internet não sei a tocabilidade

    ResponderExcluir
  34. Ola Boa tarde a todos parabéns pelo Blog amigo, eu tenho um Silent SLG 100N e gostaria de saber si tem como regular a altura das cordas com relação ao braço do violão achei elas um tanto pouco altas. abs.

    ResponderExcluir
  35. gostaria que voces dissecassem os violões 130 e o 200 silent da yamaha.

    ResponderExcluir
  36. O meu Silent 110n tive que trocar o captador e a placa com 1 ano de uso em casa
    Após 2 anos a placa pifou novamente e o luthier alega que só trocando
    O som sai muito baixo
    Alguém teve esse problema? A placa custa perto de r$ 700,00

    ResponderExcluir
  37. Comprei um 110n e com menos de três meses ja deu problema na parte elétrica. So tem autorizada em Sao Paulo e eu moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  38. Como soltar (separar) o braço do violão silent Yamaha slg200 do corpo. Pergunta de luthier. Haveria algum tutorial disponível? Concerto necessita tal ação e eis me deparei com esse obstáculo.

    ResponderExcluir
  39. Como separar braço do corpo do violão silente Yamaha SLG200N. Reparo necessitando tal ação.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde tenho. 110n o meu consume muita bateria de forma que acabo utilizando sempre afonte que improvisei uma de 3 metros gostaria de perguntar se algu t uma sugestão para reduzir esse gasto de bateria pq a fonte muita vez encomoda.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde.esse violão silent 110 n tem regulagem de alma?

    ResponderExcluir